Como encaracolar cabelo com um ferro de encaracolar

Aqui ficam algumas dicas de como encaracolar o cabelo utilizando um ferro de encaracolar.

Antes de mais nada é preciso saber que ferro se está a usar. Sem dúvida que deverá ser de cobertura cerâmica porque são os menos prejudiciais para o cabelo. Sempre que estamos a sujeitar o nosso cabelo ao calor intenso estamos a danificá-lo, por isso há que ter um bom ferro cerâmico.

O passo seguinte é proteger o cabelo. Antes de usar o ferro deve-se sempre proteger o cabelo com um produto específico para enfrentar o calor. A L’oreal tem um spray bom e a kerastase tem uma linha de produtos que engloba um champô e um creme e que são excelentes.

Separar o cabelo: Tal como a nossa cabeleireira, para se fazer bem o penteado que queremos, temos de separar o cabelo para ir encaracolando por partes.

Temperatura do ferro:  vai depender do tipo de cabelo que temos. Um cabelo muito resistente aguenta uma temperatura maior como 180º. Para um cabelo médio ou mais frágil deverá usar-se temperaturas entre os 120 e os 160º. À medida que vamos experimentando vemos se a temperatura é suficiente para nós ou não. É melhor sempre começar com uma temperatura mais baixa e ir aumentando até ao ideal.

Sentido de orientação do caracol: temos de ter em conta a forma como enrolamos o cabelo no ferro, já que disso vai depender o sentido de orientação do caracol. Por exemplo, a parte do cabelo mais junto à cara quer-se normalmente a enrolar para fora.

Tempo de cada caracol: normalmente diz-se que deve-se ter o cabelo no ferro não mais do que o tempo que demoramos a dizer 3 vezes “Mississipy”.

Fixação: Deve-se usar uma laca leve ou uma cera para fixar os caracóis. Alguns produtos de protecção do cabelo já têm um factor de fixação, o que facilita.

E por fim, paciência. Quanto mais comprido for o cabelo mais tempo se demora. E, claro, ter noção que as primeiras vezes podem não correr tão bem, mas com as tentativas acabam por se tornar profissionais.  ;)

nono

3 Responses to “Como encaracolar cabelo com um ferro de encaracolar”

  1. Clara Gomes Says:

    Fiquei com vontade de deixar crescer o cabelo, para poder fazer caracois!
    Parabens nono!

  2. Joana Marikita Says:

    E eu também!….
    Nunca mais deixo cortarem-me o cabelo tão curto!…😦
    🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: